A dança!
A dança é uma das diversas formas de arte que temos para usarmos como forma de  adoração,sendo que a arte tem suas diversas formas de expressão a dança faz parte de um pedacinho dela.
Hoje em dia embora a dança já seja algo “comum” na igreja ,ainda existem aqueles que não entendem ou não querem entender o propósito da dança na adoração,o preconceito é uma dessas formas que rompe o entendimento de alguns para esta questão.
Dançar é uma das formas mais expressivas de demonstrar total redenção a Deus pois usamos praticamente  todos os membros do nosso corpo em conjunto,em sintonia para declarar a grandeza de Deus.Usamos outras expressões de arte dentro da dança quando a fazemos,como por exemplo cantar.Quando dançamos em nossa igreja sempre procuramos cantar quando estamos dançando,pois é uma forma de meditarmos naquilo que estamos ministrando,fazer isso não é obrigatório pois algumas musicas requerem mais concentração na dança e  também requer mais expressão do rosto.Mas quando podemos dançar cantando,não estamos usando apenas o nosso corpo como instrumento do Senhor,mas também a nossa voz.Que lindo é poder louvar a Deus com a nossa voz,mais lindo ainda é poder louva-lo com a voz e o corpo em plena sintonia.
Na dança usamos os ouvidos e a mente para criarmos a coreografia, os olhos para contemplarmos a beleza transmitida através dela; a voz para meditação das palavras que compõem a musica ;os braços e pernas  para mantermos a disciplina dos passos e a expressão do rosto para transmitir a essência da musica.
Vejam como a dança em si requer o conjunto de todos os membros e sentidos do nosso corpo para ser expressada.Poder oferecer este conjunto a Deus nos faz viver uma realidade bíblica; a de entregar o nosso corpo como um sacrifício vivo,santo e agradável a Deus!!!
Entender que a dança é um dos instrumentos de louvor a Deus é defender uma verdade pois Deus nos criou para louvor da sua glória,tudo o que fazemos,tudo o que somos vem Dele e para Ele queremos devolver cada fôlego de vida nosso, e esta sede que invade o coração daqueles que dançam para e com Jesus manifestam a glória Dele através do seu instrumento de louvor:o nosso corpo!!!
Compreendemos então que a dança é uma das formas mais “completas” de poder adorar a Deus, que tudo criou.
 Em nossa igreja tivemos experiências maravilhosas através da dança. Entendemos que somos um ministério que Deus escolheu para servir!Adoramos com o ministério de jovens, adolescentes, o grupo das “Irmãs”, coral, ministério de louvor e até com o ministério infantil Deus nos proporcionou trabalharmos juntos. Glórias ao nosso Deus que nos proporciona adorar juntamente com estes ministérios!
Sabemos que não é fácil,existem ainda muitas barreiras que precisam ser quebradas dentro e fora da igreja,mas para cada dia de vergonha,como diz a palavra de Deus ,há dupla honra,sei que poderemos colher os frutos através da nossa dança,Deus está ministrando os frutos deste trabalho e mesmo que agora os nossos olhos externos não vejam resultado algum,Deus aos corações através da nossa dança,Deus está curando vidas através da nossa dança, e chegará o dia em que os nossos olhos verão ,nossos ouvidos saberão e nossos lábios provarão destes frutos,pois nenhum trabalho para o Senhor é em vão.E é claro colheremos os frutos bons se plantarmos coisas boas.Pois se não levamos a serio o ministério que Deus colocou em nossas mãos, que por sinal não é nosso,mas Dele,também colheremos os frutos ruins.
Então aproveitemos o tempo oportuno para plantarmos e  vivermos  o que  está no coração de Deus!E lembre-se: a sua vida com Deus refletirá em sua dança!!!

Dançando com perfeição
Existem alguns critérios para que a nossa dança seja diferente, mas diferente como?A nossa dança precisa ser primeiramente aceita por Deus para que através dela o Senhor Jesus possa curar, transformar, restaurar, libertar e se  manifestar!
O primeiro passo é ter uma vida de comunhão e sinceridade com Deus.Tendo uma vida de cristão convertido .Muitas pessoas hoje em  dia não se preocupam em ter um relacionamento íntimo e sincero com Deus,pensando que porque dançam,cantam,pregam,servem na casa do Senhor são pessoas salvas  e esquecem do principal:Servir a Deus de corpo, alma e espírito, não apenas através dos dons que Deus nos deu,mas principalmente se alimentando de sua palavra,orando,jejuando,confessando e se arrependendo dos pecados todos os dias,fazendo verdadeiramente a vontade de Deus no lugar secreto,onde só Deus pode nos ver.Este então é o passo principal pois a nossa vida diária com Deus refletirá na nossa dança.Se tivermos um relacionamento de comunhão com Deus a nossa adoração lá na frente será diferente,mas se não temos compromisso com a palavra de Deus isso também refletirá em nossa dança.Não digo apenas em relação a manifestação do Espírito Santo sobre a igreja pois entendo que ele se manifesta da maneira que quer ,pois Ele também trabalha no silencio.Mas digo pelos frutos de pessoas que terão suas vidas impactadas,transformadas,edificadas e curadas através de  sua ministração.
O segundo passo é o compromisso com a obra de Deus, não apenas de líderes,mas principalmente dos componentes,já que estes compõem a maior parte do grupo.É claro que o líder tem uma responsabilidade maior,mas não deixa de ser servo.Cumprir com os horários,as normas e compromissos do grupo é essencial para que a obra flua da maneira que Deus quer.Mesmo que todas sejam amigas é necessário saber separar a hora de descontração ,de rir,brincar,conversar com a hora de ensaiar,por que se não perdemos o “foco”.É preciso ter DISCIPLINA, esta é a palavra- chave para um bailarino.
O terceiro passo é a técnica. No inicio de nosso grupo tínhamos uma professora de balé e com o tempo fomos aprendendo algumas técnicas principalmente de alongamento,esta é uma das partes essenciais de um grupo de dança, onde podemos desenvolver a elasticidade do nosso corpo.Hoje  já não temos mais, e o que temos aprendido é tudo que o Senhor nos ensinou!É importante termos técnica, mas quando não a temos é preciso por em prática a criatividade.Quando Deus nos chama Ele nos capacita e temos que crer e desenvolver nossas habilidades, e a criatividade é uma delas.Deus nos dará estratégia em todo o tempo para oferecer sempre o melhor!
Outra técnica importante é a de expressão do rosto, que se torna algo indispensável para um bailarino.Existe uma grande diferença entre uma dança com expressão e sem expressão.A expressão do rosto diz muitas coisas que estão ocultas na musica, a essência da musica torna-se explícita através do olhar, da boca, das sobrancelhas,cada detalhe do rosto é muito importante para passar a verdade da letra da musica.
Alguns gestos podem ser mais simples, mas se tiverem  uma bela expressão de rosto torna-se diferenciada pois é exposta  com sentimento, o que faz toda diferença,pois a transparência do rosto diz o que realmente esta dentro do coração, e quando fazemos desta forma todos que estão vendo,podem perceber que aquela adoração é uma verdade em nossas vidas pois como a bíblia diz: o coração alegre aformoseia o rosto.

 Consagrando o que temos
Aprendemos em nosso grupo que devemos consagrar sim as nossas roupas, os nossos lenços, as nossas sapatilhas etc. ,pois é uma forma de reconhecer que tudo que fazemos é para Ele.
Lembro-me de quando consagramos nossas roupas a Deus, um pouco antes de descermos á  igreja para apresentarmos a nossa dança.Foi uma benção! Também me lembro da festividade da  mocidade o ano de(2008).No nosso ultimo ensaio para apresentarmos no domingo oramos ao Senhor, pois o inimigo estava se levantando com muita fúria contra o grupo de jovens e os músicos,foi então que levantamos um clamor em nosso ensaio em favor do grupo e Deus se manifestou de uma forma tremenda.Fomos ate o local onde os músicos ficavam e oramos ali ministrando a benção de Deus sobre eles e seus instrumentos de louvor,Deus derramou de uma autoridade sobre nós,uma unção de ousadia contra os levantes do inimigo, naquela hora a manifestação do Espírito Santo sobre nós foi surpreendente(glórias a Deus!).Também me usou para falar com o grupo muitas coisas e muitas promessas alem de que Ele havia nos escolhido para fazer a diferença e que cada uma de nós foi  escolhida  por Ele para fazer parte deste ministério.
Deus se agrada quando nos colocamos na posição que Ele quer e derrama muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos!
 Consagrar  a nossa ferramenta a Deus é um sinal de devoção,é claro que o principal é consagrarmos nossas vidas mas quando fazemos os dois, o nosso ato de fé se torna maior, e Deus se agrada daqueles que põem em prática a sua fé!
Minha ultima sapatilha que comprei pedi ao meu pai para orar ungindo  elas, então,considerei um ato muito bonito e sincero e creio que Deus se agradou muito,a nossa dança fica diferente com pequenos gestos que fazemos diante de Deus.Ele honra a nossa sinceridade e honra diante de todos!!
Muito mais que dançar é poder consagrar tudo o que temos e somos ao nosso Senhor Jesus!





Comentários

Postagens mais visitadas