DEBATE SOBRE MUSICA COMPOSIÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Corpo da musica – Estrutura
Sua formação pode ser da seguinte forma, mas não é uma regra, é uma base para se ter noção de como compor.
Introdução (instrumental) – Verso  – Refrão  Solo (instrumental)– Verso – Refrão – Ponte/ crescente - Refrão  Final (instrumental ou não)
Ou após o refrão cria-se uma Ponte (parte crescente para finalizar) volta-se para o refrão  e finaliza.
Ex.: Música da Aline Barros..trecho: (“Tu és a própria vida a força que há em mim...”), é a Ponte para se cantar novamente o refrão e finalizar.
                                                                                                                                       
Alguns itens importantes para se compor
Compor é criar algo de sua própria autoria, deixando uma identidade,uma marca sua.
1 –Inspiração
2- Criatividade
3- Noção de notas musicais, altura etc.
4- Gravar o ritmo
5- Rima (não é regra), junção de palavras que combinam

Compor com Inspiração                                                                                                                 
Compor com inspiração é falar de algo que você vive ou já viveu, isso vai te dar encorajamento para escrever uma letra que terá conteúdo pois você estará falando de algo que realmente conhece, não é “conversa furada” ou “inchação de lingüiça”.
Quando falamos do que vivemos temos essência naquilo em que ministramos e automaticamente nossa letra surgirá efeito na vida outras pessoas.
"pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens."
2 Coríntios 8:21

Dar bom testemunho sobre o que se canta
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele.
1 Pedro 2:12
PREGAR O QUE VIVE PRA NÃO PASSAR VERGONHA. Ex.; musicas que falam sobre honestidade e você não ser nada honesto, ou usar frases extremistas:” Eu nunca te deixarei e em alguma situação da sua vida um luto, uma dor, uma decepção é a primeira oportunidade para dar as coisas a Deus, para desviar do caminho. Tomar cuidado, não é errado usar estas frases, mas examine-se antes de pronunciá-las, não apenas por emoção uma composição deve ser cantada, mas de forma racional, prestando atenção na letra no ritmo na essência da musica. Esta é a espiritualidade de uma canção.

Nós compomos para quem?

Para nós mesmo, para os outros ou para Deus? Qual o alvo a ser atingido?
Os religiosos diriam que toda composição deveria ser escrita para Deus, mas a verdade é que a maioria das letras que escrevemos são direcionadas a nós mesmos.. falam sobre os anseios, desejos, frustrações, medos que sentimos etc...Então antes de querermos que nossas letras ministrem em outros corações, elas devem ministrar em nós mesmos, a verdade que estamos dizendo nelas deve surtir efeito primeiro em nós para depois alcançar o outro.
E se minha intenção é de alcançar o próximo preciso ter a convicção de que embora minha música possa ter uma letra inspiradora e um arranjo tocante, quem irá convencer os corações é o Espírito Santo de Deus, não adianta eu ficar cantando 10 milhões  de vezes o mesmo refrão esperando uma lágrima cair um braço levantar, isso pode parecer tão demorado quanto esperar ônibus em dia de chuva rs...precisamos ter em mente que nossas canções são apenas meros instrumentos nas mãos de Deus, e que quem realiza a obra é Ele e não nós. Quem convence o homem do pecado do juízo e da Justiça é o Espírito Santo.  (João 16.8)
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
1 Reis 19:11-13


As vezes a forma de Deus falar será tranqüila e suave, não necessitará de grandes movimentos e emoções, pulos e saltos, de forma branda Deus também pode agir.

Comentários

Postagens mais visitadas