A fonte do saber: conhecendo e prosseguindo em conhecer

 João 8.32

E  conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Oseias 4.6

 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...

Marcos 12.24

Então Jesus os admoestou: “Não é sem motivo que errais tanto, pois não compreendeis as Escrituras nem o poder de Deus

 

Gostaria de falar sobre a nossa falta de interesse muitas vezes em adquirir conhecimento, não apenas com relação as escrituras, mas sobre qualquer tipo de assunto relevante. A primeira citação de João 8.32 deixa claro que o conhecimento da verdade é capaz de libertar.

Muitas vezes nos tornamos escravos da tirania, perdemos direitos e somos calados por aqueles que sabem mais que nós. Porque nos sujeitamos a isso? Por nosso próprio desinteresse e descomprometimento, somos preguiçosos muitas vezes em se interessar sobre alguns assuntos, mas só iremos progredir e avançar, principalmente com respeito a nossa vida espiritual, se deixarmos de lado nossa arrogante ignorância. Achamos que sabemos de tudo, quando não sabemos absolutamente de nada, vi isso acontecer em nosso país nestes últimos dias, quando as pessoas brigavam por seus partidos políticos, sem ao menos entender o que eles defendiam, sem saber na real as pautas que cada lado abordava, elas simplesmente estavam mais interessadas em defender o que os seus próprios julgamentos avaliavam, dentro dos seus próprios pontos de vista, era frustrante!!!

 

Deus nos chama ao conhecimento, Ele gosta que nós nos interessamos em saber das coisas, em Isaias 1.18 Deus diz: "Vinde arguimos (...)", ou seja venha pergunte-me, investigue, examine...esta palavra é fantástica, pois é o próprio Deus nos convidando ao interesse do conhecimento, pois ele abre caminhos, cria pontes e constrói relacionamentos, é literalmente libertador. Precisamos ter fome e sede de aprender mais, conhecer mais e estudar mais, Deus nos criou seres pensantes e devemos usar isso para sua glória e para nosso crescimento intelectual, material e espiritual, devemos lembrar que somos corpo, alma e espírito e devemos investir não apenas no crescimento espiritual, mas para vivermos bem aqui nesta terra precisaremos usar nosso intelecto, ora só conhecemos o que conhecemos hoje, porque um dia tivemos que aprender, sendo assim o conhecimento é infinito e progressivo, portanto a medida que conhecemos sobre algo, isso se torna esclarecido em nossa mente e podemos continuar aprendendo sobre diversas coisas tanto no âmbito espiritual, como no material, pois Deus nos criou para isso.

Tg 1.5,6 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.  Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.

Pv 2.6,7  “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;  ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade”.

 

A segunda citação em Oseias afirma que o povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento, porque o povo optou em não trazer a responsabilidade para si de conhecer a verdade das Escrituras, e isso lhe causou uma consequência gravíssima: o afastamento e rejeição da parte de Deus! Está claro que houve falta do povo em buscar o conhecimento, ou seja, faltou interesse, desejo, vontade e disposição em investigar, saber, conhecer, perguntar e examinar as leis de Deus e por conta disso as consequências vieram. E hoje em dia para nós não é diferente, como exemplo das eleições do presidente da república, devemos ir atrás das informações sobre quem ele é, o que o partido dele defende, quais são suas propostas, quais são seus projetos e pautas partidárias, pois quando o tal for elegido com ele virá as consequências de tudo o que ele e seu partido defende, devemos olhar como um todo não apenas para a pessoa que ele é, mas principalmente o que seu partido representa, pois cada político não governa isolado, não é ele sozinho, ele é apenas um representante do que o seu partido é e faz, então temos que olhar muita mais para o partido e não apenas para ele isoladamente. 

Devemos conhecer nossos direitos, pois somente desta forma, não seremos oprimidos pelos soberanos, acho muito interessante uma palavra sobre Paulo em Atos 22.27 ao 30 :

O comandante dirigiu-se a Paulo e perguntou: "Diga-me, você é cidadão romano? " Ele respondeu: "Sim, sou".

Então o comandante disse: "Eu precisei pagar um elevado preço por minha cidadania". Respondeu Paulo: "Eu a tenho por direito de nascimento".

Os que iam interrogá-lo retiraram-se imediatamente. O próprio comandante ficou alarmado, ao saber que havia prendido um cidadão romano.

No dia seguinte, visto que o comandante queria descobrir exatamente por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, libertou-o e ordenou que se reunissem os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio. Então, trazendo Paulo, apresentou-o a eles.


Esta palavra é clara, Paulo se livrou de ser açoitado, por conhecer seu direito em ser cidadão romano, só deixaremos de errar e padecer se conhecermos as escrituras, se conhecermos nossos direitos como cidadãos dos Céus e da Terra. Hoje ainda mais com a ferramenta da internet, temos acesso fácil a muitas informações e conhecimento, que possamos saber usar esta ferramenta ao nosso favor para agregar conhecimento e esclarecimento sobre a sociedade em que vivemos.

A ultima citação em Marcos 12.24 Jesus está dizendo: " O erro de vocês está em não conhecerem as Escrituras e o Poder de Deus..."Mais uma vez o povo errando por falta de entendimento, nós não podemos andar somente por dedução das coisas, somente por nosso próprio ponto de vista, somente pelo que eu acho ou julgo ser certo. A palavra de Deus nos diz:

“...Andamos por fé e não por vistas.” 2 Coríntios 5.7

Não devemos ser arrogantes andando e julgando as situações por nossos próprios olhos, por nossa própria percepção e impressão, devemos andar pelas Escrituras pelo que ela diz em seu próprio contexto e não pelo meu, precisamos deixar que Deus nos desconstrua, desconstrua nosso pensamento corrompido pela sociedade e cultura, desconstrua nossos próprios interesses, pois os de Deus são mais valiosos, não podemos usar a palavra de Deus em nosso próprio beneficio de forma a distorcer o seu real significado, apenas como forma de pretexto para justificar minhas ações. Ela deve ser aceita da forma que é...limpa e sem mistura!

Em Tiago 4.6 Deus diz que resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Não podemos endurecer nosso coração para deixar de aprender aquilo que Deus tem a nos ensinar. Devemos pedir a Deus sabedoria e entendimento, pois Ele tem para nos dar.

"O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. Provérbios 15:33.

Conhecimento, temor e humildade caminham lado a lado. Se tivermos a Humildade de nos deixarmos instruir pelo Senhor, reconheceremos Quem Ele é o que Ele representa em nossas vidas ( ou seja daremos o seu devido lugar em nossas vidas) através do Temor a Ele, consequentemente cresceremos na sua graça e no seu conhecimento, entendendo assim a sua boa, perfeita e agradável vontade para nós! 

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.  II Pedro 3.18

Quanto mais aprendermos, mais teremos a aprender...

 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3



 


Comentários

Postagens mais visitadas