Ética no exercício da profissão


A ética
A palavra ética deriva do grego ethos, que significa “costume”, que está ligado ao caráter humano. A busca apaixonada pelo conhecimento, a ideia de que os homens deveriam agir de forma coerente em suas atitudes, uma concepção expandida sobre o que é bom para o ser humano, fez dos filósofos gregos romanos como, por exemplo, Sócrates, os pioneiros do gerenciamento deste conceito de ética. Eles tiveram importância comprovada para o surgimento desta conduta. Através de seus pensamentos filosóficos, conscientizaram muitas mentes sobre a auto definição do caráter humano. Sabemos que a filosofia tem certa influência no pensamento humano, e como não citar a filosofia como fundamento da ética, tendo em vista que a ética está ligada ao pensamento humano, a racionalização das atitudes por meio de comportamentos coerentes que conduzem com a integridade moral dos humanos.
Entendemos que a ética pode ser considerada também como algo simplista, partindo do  ponto de vista da educação moral de cada indivíduo,grupo ou sociedade.
É importante compreendermos que a ética está ligada ao caráter do ser humano, à sua filosofia de vida em que está inserida. Ela faz parte da educação de cada indivíduo em relação à sua percepção racional e consciência moral, ao discernimento de certo e errado, bem e mal, permitido e proibido. Podemos então considerar ética como um estilo de vida consciente e maduro em relação ás ideias, comportamentos e atitudes.
Ética e Moral: Dois conceitos de uma realidade
Se a ética está ligada com a moral do indivíduo, então teremos de questionar o que é moral.
Ela é a parte da filosofia que trata dos costumes ou deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo, são os costumes estabelecidos por uma sociedade,é o respeito adquirido em primeiro lugar por si próprio e depois pelo outro, tratando-se da forma inteligente de lhe dar com o próximo. Portanto a ética e a moral estão ligadas entre si, elas podem ser palavras diferentes, mas compreendem o mesmo  raciocínio lógico, seguem o mesmo sentido de estudo sobre os bons costumes,portanto,não há como falar de ética sem falar de moral e vice-versa.
A ética em tempos passados era entendida como norma das pessoas cultas, entendidas, de classe alta,não era um assunto muito dirigido a pessoas comuns.Falar sobre ética era  apenas para os nobres,mas hoje os tempos mudaram.A ética passou a ser um tema da atualidade, os preconceitos de uma sociedade antiga,deram lugar ao entendimento abrangente deste tema pela  sociedade contemporânea.Falar sobre ética,hoje ,é falar sobre direitos e deveres de todo o homem não importando sua classe social.
Organização

Falaremos agora, um pouco, sobre o conceito de organização, para entendermos melhor como a ética se aplica dentro deste ambiente.
Em um consenso geral, organização  é manter-se no meio  do convívio entre indivíduos em comum,  os papéis ordenados de acordo com as atividades exercidas,agregando valores em comum para o cumprimento de tarefas e objetivos,ou seja cada indivíduo é responsável pela execução do seu papel dentro do meio em que está inserido,de forma que possa desenvolver as atividades que lhe cabe,desenvolvendo a si próprio através da execução de suas habilidades.  É, portanto, o ambiente considerado como constituição moral ou intelectual do ser humano. A partir desta conscientização podemos diagnosticar  em qualquer âmbito social uma organização,onde agrega pessoas com objetivos em comum.
Partindo deste ponto de vista, podemos afirmar que organização não se limita apenas ao meio corporativo, ela vai além do olhar empresarial, atingindo outros meios sociais, como a escola, família, igreja etc., compreendendo desta forma qual é o seu papel dentro do ambiente inserido, podendo desta forma alcançar mais que objetivos, e sim a  superação de  metas e o alcance de alvos.
Porém para compreendermos melhor a atuação da ética no ambiente organizacional, restringiremos neste trabalho o significado de organização  ao ambiente corporativo,para podermos explanar de forma mais objetiva e clara o sentido da ética dentro deste convívio.
A organização está ligada, portanto com o trabalho do homem,seja ele braçal ou intelectual, não importa, tem a ver com a utilização dos seus esforços físicos ou mentais, portanto toda vez que nos referimos  a trabalho, a palavra organização estará ligada a ela, é como no mesmo sentido das outras duas palavras que já citamos : ética e moral. Organização e trabalho também fazem um belo conjunto de sentidos e significados em comum, não existe trabalho que não seja organizado, assim também não existe, organização sem que haja trabalho, as duas palavras, portanto tem um sentido em comum, de fazerem as coisas funcionarem.
Portanto, a organização é um ambiente muito propício para o desenvolvimento da ética, já que é o lugar onde o homem se esforça para desenvolver suas habilidades físicas e intelectuais. O ambiente organizacional torna-se a escola onde a ética é capaz de ensinar os alunos que permitem ser instruídos por ela.

Ética na organização: uma empresa com alma

A ética no ambiente organizacional é um fator fundamental na garantia  da educação corporativa e preservação da qualidade de vida de um funcionário.
Para isto as empresa podem criar seus próprios critérios de orientação que podem decidir o que pode ser eticamente mais correto, através disso damos o nome ao conjunto destas regras, de código de ética e conduta de uma empresa. Estas normas preestabelecidas pela organização são constituídas com o intuito de preservar a integridade moral e conduta humana de um funcionário.
A discussão  de que as empresas precisavam manter um padrão de conduta começaram a surgir a partir dos anos 60 pelos Estados Unidos, mas apenas no sec.XX elas deram início veementemente. Foi então que muitas  organizações  passaram a copiar esta ideia pois enxergavam o valor da preservação dos direitos e deveres dentro de uma instituição. Uma empresa que constituía um código de ética e conduta era vista com outros olhos, existia uma visão com relação a integridade física e moral do ser humano.
Podemos enfatizar que um código de ética e conduta dentro de uma organização a caracteriza como uma empresa com alma, capaz de enxergar o funcionário além de sua capacidade de produtividade, ele pode ser visto como um baú de recursos que só poderão ser utilizados quando encontrada a chave de seu cadeado. Ou seja, muitas empresas não prosperam da maneira que almejam por não saberem tratar sua fonte de recursos, que é o seu funcionário,tratá-lo com zelo ,dignidade e respeito só o farão sentir-se preparados para poder darem o melhor de si em suas tarefas, e quando uma organização consegue fazê-lo sentir-se  assim, ela demonstra a valorização com o bem estar daquele funcionário. Através de um simples código de ética e conduta, uma empresa consegue desenvolver seu papel de cidadania mostrando que em todo lugar, em qualquer ambiente, um cidadão é sempre digno de reconhecer seus direitos e diretos e prezar por isso valoriza tanto a organização quanto o funcionário,pois ambos precisam reconhecer o seu valor para que possam caminhar sob a mesma visão: a preservação do valor humano, acima de tudo.

Concluímos desta forma que uma empresa com “alma” prioriza a valorização do ser humano em todos os seus aspectos, priorizando suas necessidades individuais e coletivas, preparando-o e capacitando-o não apenas como mero empregado, mas como parte de uma família que visa ter pessoas com valores éticos e sustentáveis ao bem estar de vida do funcionário. Como já dizia o texto de Francisco Gomes de Matos (2001) “A alma da empresa está nas pessoas! São elas que dão vida á organização.”
Já uma empresa sem alma, que não preza pelos valores éticos, não consegue vislumbrar de forma efetiva estes aspectos que influenciam no bem estar do funcionário, preocupando-se apenas com questões de produtividade, encarando o funcionário como mero gerador de lucro. Sem gerar assim nenhum estímulo motivador para garantir a qualidade de vida do mesmo.
Um modelo de Gestão de Ética se dá a partir de uma cultura estruturada na visão e missão de prestação de serviços qualificados e á qualidade de vida, tanto no que se diz respeito aos funcionários, como aos seus fornecedores e clientes. A Gestão da ética está na filosofia de vida de uma organização, na qual  é atribuída  por meio das diretrizes que foram citadas acima, como forma efetiva de atuação. Assumindo assim conceito teórico e prático dentro do ambiente corporativo.

Comentários

Postagens mais visitadas