TEMA: O LADRÃO DA CHAMINÉ Por Evangelista Cleber Augustus.



“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.”
“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.” João 10.1; 2.

Que lindo, o amor esta no ar, é Natal e as pessoas parecem estar todas (ou quase todas) possuídas por um espírito bondoso, estão mais generosas umas para com as outras, estão dispostas a pedir perdão e darem perdão. Dividem a refeição, convidam parentes e amigos para juntos beber, comer e trocar presentes, risos, fartura à mesa e, após a meia-noite do dia vinte e quatro de dezembro, fogos de artifícios iluminam o céu, lágrimas, congratulações, abraços, risos e a tão esperada troca de presentes e tudo isso parece ser promovido pelo tão conhecido “espírito natalino.”
 Tantos símbolos nos envolvem, enfeites espalhados por todos os lugares, adultos e crianças (principalmente crianças) ficam completamente envolvidos pelo encanto e a magia do Natal, sim, eu disse magia. Entre alguns enfeites (símbolos) de Natal, existem os mais populares, como o presépio que simboliza o lugar que o menino Jesus nasceu, os sinos que anunciam sua chegada entre os homens, têm também a estrela que é posta sobre uma árvore, essa estrela lembra aquela que guiou os magos do Oriente.
Mas os enfeites (símbolos) mais populares em todo o mundo são: A árvore de Natal e o papai Noel.

Árvore de Natal. Está escrito na enciclopédia Barsa: “A árvore de Natal é de origem germânica, datado do tempo de São Bonifácio (cerca de 800 d. C.). Foi adotada para substituir os sacrifícios que eram feitos ao carvalho sagrado de Odin (deus das tempestades). Muitos dos povos pagãos adoravam deuses da natureza, e muitas vezes árvores eram transformadas em símbolos desses deuses, leia Jeremias 10.2; 4 e reflita nisso. Para a igreja católica a árvore simboliza vida, paz, alegria e esperança.

Papai Noel. Desse ninguém ganha, sua popularidade é imensa, avassaladora, alguns já tem tanta intimidade com ele que costumam chamá-lo de o bom velhinho.
Personagem inspirado em Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mica na Turquia foi criado no século IV. Conta-nos a história que, o arcebispo Nicolau além de ajudar pessoas carentes e pobres, ainda realizou alguns milagres, logo a igreja católica o reconheceu como santo. Sua transformação em símbolo natalino ocorreu na Alemanha e daí espalhou-se por todo o mundo. O nome Noel é de origem francesa, e significa Natal, logo temos o papai do Natal.

Aos poucos a igreja evangélica tem sido invadida sutilmente pelo inimigo, e, nós cristãos estamos despercebidos disso, em Levítico 18,3 Deus deixa claro que uma das prioridades de seu povo era a de não praticar o que os povos pagãos da época faziam, essa palavra se aplica a nós hoje, e vemos o Apostolo Paulo reforçando isso em Romanos 12.2. Em Mateus 13. 24; 30temos a parábola do joio e do trigo, quando o inimigo se aproveita do sono dos trabalhadores para semear sutilmente sua semente maligna. Amados, é hora de despertarmos do sono e de levantarmos dentre um povo morto, assim Cristo nos esclarecerá sua vontade e as astúcias de Satanás contra sua igreja. Deuteronômio 6.6; 9 manda-nos contar constantemente aos nossos filhos e netos todas as maravilhas de Deus, entre as quais a maior de todas o nascimento do Cristo Salvador, deveríamos orar na noite de Natal, pedir perdão a Jesus, deveríamos reunir familiares e amigos e a meia noite lermos na Bíblia Sagrada acerca de seu nascimento.
Seja sincero consigo mesmo irmão e responda que tem aparecido mais na época de Natal em toda a mídia? Quantos versículos bíblicos se vêem nas vitrines, nos carros, nas musicas, e nos comerciais de televisão? Deveríamos ensinar nossas crianças que Jesus não simplesmente um símbolo de vida, paz, esperança e alegria, mas que Ele é tudo isso, nasceu e morreu para trazer tudo isso. Desculpem-me pela comparação forte que irei fazer, mas o ladrão da chaminé é como um pedófilo passa-se de bom, oferece as crianças aquilo que as atrai, e daí as violenta, na mente e na alma, roubando delas a verdadeira inocência, sim porque inocência é sempre cultivar a pureza da verdade e não a ilusão da mentira. O ladrão da chaminé tem roubado a cena, tem entrado sutilmente em nossas igrejas. Lembre-se do que Jesus falou, que aquele que aquele que não entra pela porta, mas sobe por outro lugar é ladrão, o espírito natalino se apossa da humanidade uma vez por ano, talvez seja por isso que muitos só se amam uma vez a cada ano, sente compaixão uma só vez no ano, seu amor para com o próximo é tão raso que logo se seca, mas, o Espírito de Jesus nos acompanha por todo o ano, para amarmos, nos arrependermos, para pedirmos perdão, para perdoar. O Natal está em nós todos os dias vivo através de Cristo, não pedimos nada ao papai Noel, mas pedimos ao Papai do Céu, e Ele nos ouve, que Deus em Cristo Jesusvos abençoe, e fica aqui o alerta: CUIDADO, DAQUI A ALGUNS DIAS O LADRÃO DA CHAMINÉ ESTARÁ POR AÍ, DISFARÇADO DE COELHO E  BOTANDO OVOS DE CHOCOLATE.



Texto: Evangelista Cleber Augustus.




Comentários

Postagens mais visitadas