Desperta! ...precisamos de uma REFORMA!


Lendo o livro de Jeremias nos capítulos 5 e 6 pude perceber claramente mera semelhança daquele tempo com os dias de hoje em que estamos vivendo. A angústia do profeta Jeremias, profetizando as palavras de Deus ao povo de Israel  (Jerusalém), refletem claramente a injúria de Deus contra o povo desviado da sua lei. Confesso que ao ler estes dois capítulos não consegui conter as lágrimas e uma dor no meu coração, uma forte angústia bateu no meu peito, como a angústia de Jeremias, ao ver o povo completamente fora dos caminhos do Senhor e distantes da sua palavra. 
Um povo rebelde, vivendo dissolutamente em seus próprios caminhos, convertendo a verdade em imoralidade, afastando-se da fé para a incredulidade, usurpando a adoração em idolatria, muito semelhante aos dias de hoje. Triste realidade, que chega a doer o coração, pois o que foi profetizado nos capítulos 5 e 6 onde o profeta discorre sobre os pecados que tem distanciado o povo de Deus, parece ser tão atual, tão para os dias nos quais estamos vivenciando, sendo até impossível não associa-los aos dias de hoje. Esta profecia é tão atual que convido você, caro leitor a fazê-la, para que tire suas próprias conclusões. Perceberá que parece ter sido direcionada á sociedade atual. A seguir, irei discorrer sobre alguns versículos que me chamaram a atenção:

No cap. 5 versículo 24 e 25 diz: 
E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, a temporã e a tardia, ao seu tempo; e nos conserva as semanas determinadas da sega.

As vossas iniquidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.
Estes versículos expressam aquilo que faz divisão entre Deus e o Homem: o seu  pecado e a sua maldade, que trás como consequência o descontrole das estações. Será que podemos notar alguma semelhança com os dias de Hoje?
Bom, no versículo 27 do cap. 5 diz: Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram. 

Explica que a sua prosperidade material se dá, não por terem a benção de Deus, mas pelo lucro adquirido de forma fraudulosa, ou seja mostra a corrupção no meio do povo na questão financeira. Desprezando a causa do necessitado e passando por cima de toda justiça. Será que isso tem acontecido nos dias de hoje?
No versículo 31 do cap. 5 diz: Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?

Este versículo mostra a cumplicidade de falsos profetas e sacerdotes que dominam, por falta de conhecimento e discernimento do povo. Aqueles que quanto mais é oprimido, menos tem esta percepção, caminham por manipulação em massa, sem discernimento algum, sendo levados por qualquer vento que sopra. Alguma semelhança com a multidão dos dias de hoje que tem sido levada pelo movimento gospel?
No capítulo 6 versículo 11 Jeremias diz: Por isso estou cheio do furor do Senhor; estou cansado de o conter; derramá-lo-ei sobre os meninos pelas ruas e na reunião de todos os jovens; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho com o que está cheio de dias.
Jeremias expressa sua indignação e fúria com tamanho desleixo do povo em servir ao Deus de Israel. Confesso que ao ler este versículo senti-me exatamente como Jeremias, desiludido, indignado, transtornado e angustiado em ver a rebeldia do povo, em ver a rebeldia da minha geração, então outras vez, desaguei em lágrimas!!

No versículo 14 do cap. 6 diz: E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Ah como lembrei de alguns cultos e eventos nos quais haviam pessoas morrendo espiritualmente e ao invés de Oferecerem o Pão da Vida (Jesus), ofereciam chaves de carros ou promessas de "vitórias") Será que não enxergam que não existe paz onde está a morte? A morte espiritual!
No versículo 16 do cap 6 que diz: Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
Me chamou a atenção e me trouxe novamente aos dias atuais, sobre aquilo que tem sido pregado nos nossos púlpitos, qual a mensagem que tem sido pregada? Será que estamos trocando a verdade por algo falso, será que estamos trocando o que tem valor pelo que não tem? Este versículo é um convite  do profeta Jeremias, para nos questionarmos se estamos realmente inseridos no caminho da Verdade, no caminho da Cruz, no caminho de Jesus! 

Enfim, estes dois capítulos que destrinchei um pouco discorrem sobre a falta de comprometimento do povo para com Deus, sua palavra e seus mandamentos, é como se cada um estivesse fazendo o que quisesse, num verdadeiro "país sem lei" .E isto me fez refletir mais uma vez, na verdade, sinto-me injuriada como Jeremias já há algum tempo. Tantas coisas que vemos no meio da igreja e entre aqueles que se dizem cristãos. 

Tenho notado a crise da igreja evangélica no mundo e justamente aqui em nosso pais. Precisamos de uma nova reforma, precismos de uma "Reforma Agora" como diz o escritor Renato Vargens. Urgentemente precismos nos desacomodar e nos posicionar como corpo de Cristo e sua igreja. Precisamos resgatar a comunhão com Deus, a busca e o anseio por sua palavra, o desejo da oração e a fome pelo jejum!! 
Precisamos voltar a ser igreja, a ser povo, a ser Corpo de Cristo. Precisamos deixar de usar a Cruz de Cristo como troféu de propaganda gospel e Levantarmos a bandeira do evangelho da Salvação, com graça e verdade! Pois pessoas estão morrendo espiritualmente, os cultos estão se tornando homocêntricos e a palavra de Deus tem sido escassa!! Estamos sofrendo, nos tornando uma geração raquítica de alimento espiritual, as pessoas sentem fome e sede de justiça, mas não estão sendo saciadas, porque a palavra tem sido negligenciada, trocada por palavras rasas que massageiam o ego! Muitos clamam pela Verdade que sara, que cura e que liberta...Repito e expresso minha tristeza no versículo 11 do cap. 6 que diz: Por isso estou cheio do furor do Senhor; estou cansado de o conter...Estou cansada de me manter calada diante de tanta inverdade que tem sido anunciada afora, sinto-me indignada e aborrecida com tamanha falta de temor ao nome do Todo Poderoso, tanta irreverencia, tamanha incredulidade e superficialidade com o evangelho de Cristo.
Que o Espírito Santo coloque em nós a indignação de Jeremias, para que não nos conformemos com o sistema maligno deste mundo, que procura nos corromper todos os dias!!
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14






Comentários

Postagens mais visitadas