A importância e o significado das coisas

 

As vezes na vida, passamos por muitas situações que no primeiro momento não entendemos muito bem o porquê, mas devemos acreditar que embora demore, um dia entenderemos a razão de todas as coisas e saberemos que em cada detalhe tudo tem o seu propósito.

Está na hora de aprendermos a compreender a importâncias de tudo o que vivemos, quer seja grande, quer seja pequeno, quer seja bom, quer seja ruim, está na hora de saber que em cada detalhe da vida, cada coisa, pessoa, situação, tem uma relevância em nossas vidas, tem um significado, um valor essencial e particular que não podemos negar.

Muitas vezes, esquecemos a utilidade e eficácia das coisas em nossas vidas. Vivemos em um mundo que nos dita o que deve ser importante ou não e muitas vezes somos levados por esta onda de influência, acreditando que a fala dos comerciais, jornais, propagandas, mercado de trabalho são de fato o que vai nos preencher, e então nos vemos acreditando mais na fala destes do que no que realmente acreditamos.

O que pensam de nós quando damos mais importância a família do que ao trabalho por exemplo, ou quando abrimos mão do cargo tão desejado para fazer o que é certo e agir com honestidade? Será que isto não é importante? Bom, para alguns não, simplesmente não se trata mais do que uma simples escolha a se fazer, infelizmente muitos já estão anestesiados e perderam a sensibilidade do que realmente é relevante.

Não podemos achar que a importância das coisas está apenas no meu ponto de vista, no jeito em como eu observo a vida, na verdade está muito além disso. Jó disse uma vez: Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.” Jó 42:3

Jó descobriu que a visão dele sobre a importância das coisas estava distorcida quando ele observava apenas do seu próprio ponto de vista, mas quando ele percebe que as coisas que antes ele acreditava ser muito importantes, agora sob a visão de Deus ele as considera inúteis.

Assim somos nós, muitas vezes valorizamos e damos muita importância a coisas que acreditamos ser essenciais para nossas vidas, mas na verdade, quando nos deixamos ser instruídos pelo Senhor e por sua sabedoria, nos damos conta que podemos ser capazes de sobreviver “sem elas”. Assim o próprio Deus nos ensina a viver e sobreviver quando nos despimos de nossas razões.

Quando eu julgo o que é importante para mim, apenas com o meu próprio ponto de vista, corro o risco de ter uma vida superficial sem discernimento do que realmente importa. Mas quando corro para a palavra do Senhor, tenho o padrão correto do que é importante, agora não sob o meu ponto de vista, mas sob o ponto de vista de Deus, sob o seu padrão e não o meu.

Deixar ser instruído pelo Senhor é a melhor coisa para se ter o discernimento daquilo que deve ser importante ou não, daquilo que eu devo valorizar ou não, não apenas sob o meu olhar, mas principalmente sob o OLHAR DE DEUS!

Muitas coisas aprendemos que são importantes quando olhamos sob o olhar de Deus, por exemplo: família, vida espiritual, saúde, relacionamentos (a valorização de relacionamentos interpessoais), a liberação de perdão, uma vida conjugal saudável...etc... Existem muitas coisas que não paramos pra pensar que são extremamente importantes, e que por um olhar distorcido, não aprendemos a valorizar e a dar a devida importância.

Vou falar um pouco sobre família, as vezes nos preocupamos tanto com coisas que julgamos ser espirituais como por exemplo igreja, obra de Deus e nos esquecemos que a nossa primeira igreja precisa ser a nossa família, que a verdadeira “obra de Deus” é cuidar em primeiro lugar dos da minha família:

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente (I Timóteo 5:8).

Enfim, eu poderia citar muitos exemplos aqui de coisas que acabamos negligenciando quando na verdade são essenciais para termos uma vida de acordo com a palavra de Deus.

Apenas mais um exemplo disso, é a oração do “Pai Nosso”, que dizemos: Pai perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Será que estamos sequer perdoando nosso próximo? Muitas vezes estamos com nossos corações iracundos, indiferentes quanto á vida do nosso irmão, e não fazemos nem o mínimo como orar por ele, quanto menos perdoar.

A verdade é que existe muita religiosidade em nossas palavras e na nossa crença do que é realmente importante!

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas