Mudanças

Na vida não somos preparados para mudanças! As vezes vivemos com a leve impressão de que tudo sempre vai dar certo,  de que as coisas nunca irão mudar, de que o conforto de uma vida tranquila e estável nunca vai passar, mas aí chega aquele momento inesperado, não avisado em que a sua vida muda, você precisa tomar um novo rumo em suas escolhas, você se depara com o inconstante e o instável, você se depara com a incerteza e o medo, e precisa aprender a lidar com isso, mesmo sem saber como. A vida te empurra para amadurecer, para ser forte, para recalcular a rota, e então é preciso entender que mudanças acontecem em nossas vidas, sem avisar e é preciso ter um jogo de cintura para lidar com isso, é preciso aprender que a estabilidade não é eterna, que o improvável caminha  mais perto do que imaginamos de nós mesmos, e daqueles que amamos. 

É fácil e aceitável quando mudanças positivas acontecem em nossas vidas, como por exemplo, um casamento, a chegada de um bebê, a entrada numa universidade etc.., porém não é tão fácil e nem tão aceitável assim quando se trata de uma mudança negativa, como por exemplo um luto, uma enfermidade grave, um acidente com sequelas, um divórcio ou a perca de um emprego. Enfim, tenho por certo que não somos preparados, muito menos treinados para enfrentar esses tipos de mudanças, e quando elas acontecem, tudo que nos resta é acreditar, continuar acreditando, confesso que não é uma tarefa fácil manter a fé inabalável quando somos confrontados com um desastre ou uma tragédia. Mas apesar de não sermos preparados para estes dias, é justamente neles que aprendemos sobre o maior significado da vida, sobre perseverança, sobre fé, sobre altruísmo, sobre resiliência, sobre esperança, sobre Deus!

Por maiores sequelas que as mudanças tristes podem nos causar, a maior delas é o de conseguir rever o significado das coisas, no caso a REFLEXÃO. O ato e o efeito de refletir sobre o fato e reencontrar um novo conceito sobre a situações.
Neste estado, conseguimos manter a concentração do espírito sobre si próprio, nossas representações, ideias e sentimentos. 

Por isso, concluímos que as mudanças principalmente as que podem ser consideradas negativas, nos transpõem a um nível de equilíbrio e intelecto muito suscetível a novas experiências e o aprendizado de que podemos viver de forma mais ponderada, gerando em nós mesmos equilíbrio na vivência e menos tendência a criação de expectativas. Sabendo assim, quando elas ocorrerem, quer sejam positivas ou negativas, acarretarão em nós impacto produtivo de superação, aprendizado, resistência e crescimento. Afinal de contas, ainda que não estejamos preparados para certas mudanças, precisamos ter em vista que elas poderão acontecer de forma inesperada e repentina, mas quando isso acontecer, mesmo em meio ao desconhecido, é necessário sermos capazes de reaprender a viver!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas